Faltam 97 dias para a Expo São Luiz 2017!

São Luiz Gonzaga

O município de São Luiz Gonzaga foi fundado no ano de 1687, pelo Padre Miguel Fernandes. Localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, integra o território das “Missões”.  As “Missões Jesuíticas” foram compostas por comunidades organizadas com a finalidade de catequização e organização comunitária dos índios guaranis que habitavam este território no período de descoberta do mesmo por Portugal e Espanha.

As missões se desenvolveram por largo território, atingindo países próximos do Brasil, como: Argentina e Paraguai. Assim, nosso território tornou-se uma florescente civilização de construtores, escultores, entalhadores, pintores, músicos e outros artesãos. Estes deixaram marcas, que transcenderam gerações.  Das trinta reduções jesuíticas existentes, sete se fixaram à margem esquerda do Rio Uruguai, dando origem aos “Sete Povos das Missões”, em cujos territórios hoje se situa São Luiz Gonzaga.

Por essa história, São Luiz Gonzaga é valorizado pelo turismo, que oferece muitos pontos de interesse para os visitantes a partir da história local. Além disso, é lugar de belas paisagens, cortadas por diversos arroios e rios, como o Piratini, o Ijuí e o Ximbocu.

O Município de São Luiz Gonzaga, foi elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de São Luiz Gonzaga, pelo decreto estadual n.° 477, de 12-03-1902 e em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 7 distritos, sendo eles: São Luiz Gonzaga, Afonso Rodrigues, Capela São Paulo, Rincão de São Pedro, Rincão dos Pintos, Santa Inês e São Lourenço das Missões.

Atualmente o município possui 34.556 habitantes, sendo 30.511 da zona urbana e 4.047 da zona rural, com uma área de 1.296 Km². Pertence à Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e à Microrregião de Santo Ângelo. Um dado interessante relacionado à geografia é o de que São Luiz Gonzaga além dos 34.448 habitantes, é polo dos seguintes municípios: Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Santo Antonio das Missões, São Paulo das Missões, Pirapó, São Nicolau, São Miguel das Missões, Garruchos, Roque Gonzalés, Porto Xavier, Itacurubi, Mato Queimado, Caibaté, Cerro Largo, Salvador das Missões e Rolador.

Economia

A agricultura e a pecuária continuam a ocupar uma posição importante na economia da região. Entre os produtos agrícolas destacam-se a soja. A extração da madeira ocupa a primeira posição na silvicultura. Na pecuária, o rebanho bovino é predominante, com alguma atenção para a suinocultura. A principal indústria é a de transformação, seguida da construção civil, que vem se desenvolvendo progressivamente. O comércio tem fortes tradições locais e o setor de serviços vem se adequando às necessidades da população.

Educação e Cultura

O município é bem suprido por escolas do ensino fundamental e médio, já possuindo dois estabelecimentos de ensino superior. Terra de história e tradições, desenvolveu uma mentalidade voltada para o estudo e a pesquisa histórica, bem como, a pesquisa arqueológica nos inúmeros sítios missioneiros. O Instituto Histórico e Geográfico do Município tornou-se uma instituição respeitada e atuante na cultura da região. O Museu Arqueológico, possui um importante acervo, produto dessas pesquisas e estudos, enquanto o Museu Municipal Senador Pinheiro Machado preserva a memória da rica história do local e de seu povo.

Fontes da Pesquisa: 

*História de São Luiz Gonzaga – Jose Gomes;

*São Luiz – Sua história e sua gente 1687 – 1987 – Pedro Marques dos Santos;

*Pesquisa de Michael Rambo/Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga.